terça-feira, 28 de maio de 2013

Resumo informativo:
As rimas da ecopedagogia : Uma perspectiva Ambientalista

  Iniciando o texto Ruscheinsky, Aloísio (2002) afirma que a educação ambiental está em busca de um alicerce concreto que o direcione a historia, e que o termo ecopedagogia foi criado para distanciar os verdadeiros fatores negativos que envolvem a educação ambiental. O autor comenta que a partir desta nova teoria, será possível visualizar as mobilizações, e as ações pedagógicas voltadas as questões do meio ambiente e o campo da educação e que há questões reais de interesses de ações politicas em torno da interação ambiental. O texto pretende destacar as atribuições dos autores sociais na constituição do futuro.

           O autor utiliza a bibliografia que relata que é impossível introduzir um novo conceito de educação sem que enfatize e incluam as ponderações e confrontos entre interesses privados e estatais,  entre sociedade de consumo e sustentabilidade. Por mais que se pesquise não é o suficiente, é necessário haver investigações profundas no campo das ciências sociais, por está relacionado a articulações da sociedade civil e educação ambiental. Aborda que as contribuições destas pesquisas demostram uma teia de relacionamento que envolve confrontos existentes e outros aspectos. Enfatiza que o aprendizado ou uma nova configuração do saber não surge por acaso, mas sim com as concepções do mundo, os valores , as representações sociais , a noção de bem estar que o indivíduo compartilha no cotidiano e não se sucede diretamente com as teorias pedagógicas e com as questões ambientais. Afirma que os conceitos amplos da  ecopedagogia não caberão nos limites estreitos do atual sistema educacional.

         Relata a respeito de uma nova ética para o meio ambiente que surgirá através da ecopedagogia, destacando a necessidade de uma integração entre o indivíduo, sociedade e meio ambiente através dos recursos naturais. E esta temática é desenvolvida com iniciativa corajosa a partir de significativos eventos intelectuais nas universidades e outras instituições, gerando debates com o intuito de abranger o seio da sociedade, e reconfigurar as atitudes dos cidadãos e suas atividades no cotidiano. O autor esclarece que toda esta mobilização envolvendo a ética está presente  na questão ambiental, mas é insuficiente, porque é necessário a ação politica, para colocar em prática as propostas formuladas a partir destes debates.  A partir do tema ecologia e instituições, o autor relata que a ecopedagogia visa consolidar uma consciência ecológica ampla, e com pilares profundos que englobam todo o espaço geográfico a partir do comportamento humano (envolvendo a politica, a cultura, a sociedade, a economia e a ciência). Afirma que é necessário  uma reeducação ambiental, que vá além de projetos de despoluição e preservação.

           O autor conclui que a ecopedagogia é fundamentada a partir de metodologias reais e que todo o processo de desenvolvimento da consciência ecológica está voltada para características históricas, conectadas a uma teia social.

Referência Bibliográfica :


RUSCHEINSKY, Aloísio. As Rimas da Ecopedagogia: uma Perspectiva Ambientalista. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 61-71.

Atividade Programada Orientada por :  Profª Aldenora

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