Resumo informativo:
As rimas da ecopedagogia : Uma perspectiva Ambientalista
Iniciando o texto Ruscheinsky, Aloísio (2002) afirma que a
educação ambiental está em busca de um alicerce concreto que o direcione a
historia, e que o termo ecopedagogia foi criado para distanciar os verdadeiros
fatores negativos que envolvem a educação ambiental. O autor comenta que a
partir desta nova teoria, será possível visualizar as mobilizações, e as ações
pedagógicas voltadas as questões do meio ambiente e o campo da educação e que
há questões reais de interesses de ações politicas em torno da interação
ambiental. O texto pretende destacar as atribuições dos autores sociais na
constituição do futuro.
O autor utiliza a bibliografia que
relata que é impossível introduzir um novo conceito de educação sem que
enfatize e incluam as ponderações e confrontos entre interesses privados e
estatais, entre sociedade de consumo e
sustentabilidade. Por mais que se pesquise não é o suficiente, é necessário
haver investigações profundas no campo das ciências sociais, por está
relacionado a articulações da sociedade civil e educação ambiental. Aborda que
as contribuições destas pesquisas demostram uma teia de relacionamento que
envolve confrontos existentes e outros aspectos. Enfatiza que o aprendizado ou
uma nova configuração do saber não surge por acaso, mas sim com as concepções
do mundo, os valores , as representações sociais , a noção de bem estar que o
indivíduo compartilha no cotidiano e não se sucede diretamente com as teorias
pedagógicas e com as questões ambientais. Afirma que os conceitos amplos
da ecopedagogia não caberão nos limites
estreitos do atual sistema educacional.
Relata a respeito de uma nova ética
para o meio ambiente que surgirá através da ecopedagogia, destacando a
necessidade de uma integração entre o indivíduo, sociedade e meio ambiente
através dos recursos naturais. E esta temática é desenvolvida com iniciativa
corajosa a partir de significativos eventos intelectuais nas universidades e
outras instituições, gerando debates com o intuito de abranger o seio da sociedade,
e reconfigurar as atitudes dos cidadãos e suas atividades no cotidiano. O autor
esclarece que toda esta mobilização envolvendo a ética está presente na questão ambiental, mas é insuficiente,
porque é necessário a ação politica, para colocar em prática as propostas
formuladas a partir destes debates. A
partir do tema ecologia e instituições, o autor relata que a ecopedagogia visa
consolidar uma consciência ecológica ampla, e com pilares profundos que
englobam todo o espaço geográfico a partir do comportamento humano (envolvendo
a politica, a cultura, a sociedade, a economia e a ciência). Afirma que é
necessário uma reeducação ambiental, que
vá além de projetos de despoluição e preservação.
O autor conclui que a ecopedagogia é
fundamentada a partir de metodologias reais e que todo o processo de
desenvolvimento da consciência ecológica está voltada para características
históricas, conectadas a uma teia social.
Referência Bibliográfica :
RUSCHEINSKY,
Aloísio. As Rimas da Ecopedagogia: uma Perspectiva Ambientalista. In:
RUSCHEINSKY, Aloísio (org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto
Alegre: Artmed, 2002. p. 61-71.
Atividade Programada Orientada por : Profª Aldenora
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